quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Condecoração

É comum nos pequenos burgos(cidades), as pessoas serem homenageadas.
Tá escrito na Biblia que "o profeta não é profeta na sua terra". Já tive muitos dissabores, por querer ser profeta na minha terra. Hoje, acho que posso dizer que estou redimido.
Atrevidamente, gostei sempre de verificar as coisas pelo seu lado oposto. Isso me leva a ter visão crítica, principalmente na política, que não vejo com os olhos dos comuns. Consequentemente, em todos os lugares por onde passo, minha marca é sempre impressa sob essa ótica. Lugar da gente é coisa sagrada; afinal a gente não escolhe onde nascer. Mas existem alguns lugares que costumam escolher a gente. Diversas são pois, essas maneiras de escolha. Pela atuação profissional, pelo retorno que você tras para o lugar, ou até mesmo, em função de uma coisa odiosa, no meu ponto de vista, que é o puxa saquismo.
Moro em Sabará por muitos anos. Mais de trinta. Aqui fui agente político com atuação efetiva, exerci mandato, tive glórias de lider e tudo o mais. Força dizer porém que esse meu modo de sempre fazer análise e querer ver as coisas fluindo com seriedade, começaram a me trazer contratempos também. São contratempos que me glorificam no entanto, pois, do outro lado, recebo o reconhecimento de uma boa parecela da sociedade com quem convivo maravilhosamente. No âmbito profissional então, tenho andado em estado de graça nos últimos tres, cinco anos.
Uma das formas que os Burgos(cidades) encontram para homenagear as pessoas, é a concessão da cidadania. Meu primo confessou pra mim que tem essa comenda da cidade onde mora, bastando apenas ser amigo dos mandões de lá. Eu não. Se depender de puxa saquismo, jamais receberei comenda alguma, recusarei inclusive. Mas na cidade onde vivo, aconteceu isso. Quase me condecoraram. Vejam como foi:


cidadão honorário


me deram um título:
cidadão honorário!
disseram que era homenagem.
título de cidadão honorário
não é pra muitos.
é pra quem faz coisas,
arranja verbas,
conversa com o governador,
almoça com o prefeito,
janta com o deputado,
toma chá nas sacristias,
anda de carro oficial,
faz comício,
fala discurso!
título de cidadão honorário
não é pra qualquer um não.
titulo de cidadão honorário
é pra autoridade.
e eu sou lá autoridade?
também não me entregaram!
ficou elas por elas.


22/01/08

Nenhum comentário: