domingo, 13 de abril de 2008

TRIBUTO

A Bebeth minha irmã, é a melhor fotógrafa que eu conheci, depois do Tio Uzias. Eu digo depois do Tio Uzias, porque o Tio Uzias foi o melhor que eu conheci de todos. Ele, tinha que fotografar debaixo de um cobertor preto. Ela não. Ela começou já com uma yashica, daquelas bonitinhas, com tele objetiva, tripé, filtro de lente e o escambau. Não quero também menosprezar o trabalho dela, pois, se hoje ela está na era da digitalização, por outro lado, não teve que fotografar com aquelas Kodaks quadradas que tinham dois vidrinhos de aumento em duas faces. Uma pra fotografia ficar em pé, no papel, e a outra pra fotografia ficar deitada(ô maquininhazinha ordinária!). E ainda tinha uma alcinha sem vergonha, pra se carregar, que só cabia um dedo.

A Bebeth hoje, tem Photoshoping, que ajuda bastante. Também é preciso dizer que, se o photoshoping faz milagre, sem um artista na frente do computador, a arte não existe. O photoshoping do Tio Uzias, era um lápis com uma ponta comprida. Só pra fazer a ponta do lápis, ele demorava uma semana. Abria um corte com gillete(alguém se lembra do gillete?), fazia uma ponta comprida e depois ficava afinando aquilo numa lixa preta, que ele molhava de vez em quando. Depois de pronta a ponta, ele abria uma engenhoca de madeira, igual aquelas estantes de altar de igreja, enfiava o negativo(alguém sabe o que é isso?) e, através de uma abertura redonda, confeccionada num papelão, sob a luz do sol, fazia os retoques necessários na fotografia. Ali, ele tirava rugas, corrigia manchas, e dava um toque de mestre na foto. As fotos do Tio Uzias, andam espalhadas pelo mundo afora. Vez em quando deparo com uma daquelas pessoas mais antigas que eu, que guardam uma foto de casamento, ou uma cópia de fotografia do Padre Lanzillote, pendurada numa parede de General Carneiro, Ipatinga, São Cândido, Pouso Alto, e por ai afora.
Mas, a Bebeth, já anda rodando mundo também. Ah, esse depoimento é pra dizer que ela também é apaixonada pela Berré. Ela ficou com ciúmes porque eu não falei dela no último depoimento. Então vai esse tributo e uma homenagem com a "deusa" da MPB desfiando uma canção belíssima:

Nenhum comentário: